Conselho Técnico-Científico discute novas ações para a educação básica

No dia 16 de maio, o Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB) reuniu gestores de entidades educacionais na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para discutir o estado atual das ações para a formação de professores da educação básica e apresentar novas diretrizes.

A reunião contou com a presença da presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, que apresentou ações de avaliação da educação básica. A secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, abordou a atual política de formação de professores do MEC.

No âmbito da formação presencial de professores, foram anunciadas medidas de ajuste das ações atuais. Os principais programas, Parfor [Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica] e Pibid [Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência], devem ganhar novos regulamentos no segundo semestre de 2017 e focar na Base Nacional Comum Curricular e na reforma do ensino médio. Outros objetivos são a ampliação da articulação entre entres federativos, de modo a evoluir o protagonismo das redes locais. A avaliação dos programas será continuada, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Também estiveram presentes na reunião representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), além dos diretores de Educação a Distância (DED) e de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da CAPES.

(CCS/CAPES)

Fonte: Fundação CAPES

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