Crianças de escola do Guaíra fazem apresentação para os pais

Pais das crianças da turma de Pré da Escola Municipal Itacelina Bittencourt, no bairro Guaíra, compareceram à unidade, nesta quarta-feira (2/8), para prestigiar a apresentação artística dos filhos sobre o tema Diversidade. Preparada ao longo da primeira semana de aulas do segundo semestre, a atividade faz parte do plano de ação local sobre Educação em Direitos Humanos para 2017.

A performance foi no início da tarde, na chegada à escola. Durante alguns minutos, 23 meninas e meninos de 4 e 5 anos de idade cantaram a música Ninguém é Igual a Ninguém (de Milton Karan) sobre a necessidade do respeito às diferenças e exibiram um cartaz criado coletivamente, sob supervisão da professora Renata Hoeflich.

Cores e diversidade

“Pedimos às crianças que viessem com roupas coloridas porque a diferença de cores é uma das muitas manifestações da diversidade, assim como os traços físicos mais ou menos diferentes para cada pessoa. Nossas crianças precisam conviver satisfatoriamente com isso”, observou a diretora da escola, Raquel Zandonenighi.

A Secretaria da Educação orienta às escolas para que em seus planos de ação (planejamento do ano) relacionados à educação em Direitos Humanos, seja feito um trabalho de valorização da igualdade de gênero. Um exemplo: meninos e meninas podem brincar de carrinho e de boneca, entre outros tantos brinquedos. Isso está embasado em legislações que orientam a Educação Básica, de acordo com a Constituição Federal, e busca a promoção de ações educativas voltadas para reconhecimento, respeito e valorização das pluralidades e diversidades.

Antes das crianças do Pré, estudantes do 2º e do 3º ano desenvolveram, respectivamente, atividades semelhantes sobre os temas Discriminação e Tolerância. A partir de agosto e até o final do ano, será a vez dos alunos das demais séries abordarem Ética, Democracia, Cidadania, Dignidade, Solidariedade, Respeito, Participação, Inclusão e Colaboração.

As atividades fazem parte do projeto Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania, que usa personagens da Turma da Mônica. Além da Escola Itacelina Bittencourt, 73 escolas municipais fazem parte da iniciativa.

Fonte: Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba

Siga nossas redes sociais
2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *