Escolas têm poucos dias para informar sobre matrícula inicial

Por: Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Faltam apenas três dias para o encerramento da coleta de dados sobre matrícula inicial do Censo Escolar 2017. As escolas que ainda não enviaram suas informações devem acessar o sistema Educacenso e realizar a declaração até segunda-feira, 31, às 23h59.

O correto repasse das informações permite uma melhor compreensão da situação educacional. Além disso, os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação das avaliações realizadas pelo Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Todas as escolas participantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 devem informar os dados da matrícula inicial do Censo Escolar 2017 até 31 de julho. Contribuir para o Censo Escolar 2017 é uma das condições para participar dos instrumentos de avaliação do Saeb. A participação é censitária para as escolas da rede pública e facultativa para as escolas de rede privada, que tiveram até 14 de julho para aderir.

Fechamento – Após informar os cadastros de escola e turma, realizar os vínculos de alunos e profissionais escolares e conferir as informações nos relatórios, todas as escolas devem fazer o fechamento no sistema Educacenso. A regra vale também para as escolas paralisadas ou extintas em 2017. Escolas que preenchem seus dados em sistemas próprios para, posteriormente, migrar os dados para o Educacenso também devem fazer o fechamento do sistema, manualmente. Isso independe de a escola ter sido importada totalmente ou parcialmente. É importante ressaltar, contudo, que todas as escolas, estejam elas abertas ou fechadas, terão seus dados preliminares publicados no Diário Oficial da União. Aquelas que não fizerem o fechamento até 31 de julho, poderão fazê-lo no período de retificação.

Censo – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, o Censo Escolar é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. Coordenado pelo Inep, é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

O Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: ensino regular; educação especial; educação de jovens e adultos (EJA); educação profissional. A coleta de dados das escolas tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira etapa consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a situação do aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.

Fonte: Ministério da Educação

Siga nossas redes sociais
2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *