topopagina1Slide thumbnail

Processos de Formação

 

Os processos de formação continuada desenvolvidos pela nossa empresa são diversificados e buscam atender as necessidades e especificidades de instituições
a redes de ensino. Neste sentido, optamos por disponibilizar formatos/modalidades diferenciadas de formação continuada para garantir o previsto na LDB 9394/96,
art. 67 que diz “Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos
de carreira do magistério público: II – aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim”.

 

Tal formação pressupõe discussões teórico-metodológicas, trocas de experiências das diferentes realidades regionais e compreensão das diversas linhas de pensamento que fundamentam o trabalho educacional. A formação pode ser presencial como a distância por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem especificamente construído para aprofundar as discussões iniciais e esclarecer as pendências e dúvidas. Desta maneira, optamos pelos seguintes modalidades de formação dos profissionais da Educação:

 

01
02 
03
04 
05
06 

Os Simpósios por áreas do conhecimento são momentos ímpares de formação continuada dos professores porque possibilitam discussões referentes às diretrizes curriculares específicas das áreas do conhecimento, o que proporciona discussão entre os pares e, enriquecimento por meio da troca de experiências.

A Formação Continuada Descentralizada ocorre com eventos sediados de maneira regionalizada, possibilitando o contato direto com os profissionais no local de trabalho por meio de oficinas disciplinares. As oficinas trabalham na perspectiva da efetivação das Diretrizes Curriculares, Projetos Pedagógicos e Plano de Ensino. Nesse sentido, são discutidos os conteúdos de cada disciplina, por meio das ementas, das referências bibliográficas e materiais didáticos utilizados, além da inserção das novas tecnologias em sala de aula.

O processo de formação por meio da Pesquisa e Produção de materiais didático-pedagógicos, implementa ações que possibilitam o trabalho coletivo dentro das instituições de ensino, a troca de experiências, a produção intelectual colaborativa, os subsídios para estudo, favorecendo a atitude reflexiva e a pesquisa entre os professores. A formação por meio da Pesquisa e Produção visa aprimorar o saber docente na perspectiva de tornar-se professor autor.

A criação de Grupos de Estudo, no interior das instituições de ensino, busca proporcionar ao profissional da educação, a reflexão sobre sua concepção de ciência, conhecimento e disciplina. Constitui subsídios teóricos e metodológicos que aprofundam o conhecimento dos professores em sua prática pedagógica e favorece a troca de experiências metodológicas.

A Semana Acadêmica/Pedagógica é uma ação que organiza e oportuniza estudos dos profissionais das instituições ou redes de ensino, em determinado período do ano. O objetivo principal é o trabalho com os documentos oficiais da instituição com momentos de reflexão sobre os aspectos situacionais, conceituais e operacionais dos Projetos Pedagógicos. A finalidade é que o trabalho docente seja revisado e qualificado por meio da elaboração e revisão dos planos de ensino semestrais e/ou anuais.

A Formação Continuada Centralizada possibilita desenvolver, por meio de discussão, questões que envolvam o processo de ensino e a aprendizagem, os temas educacionais e sociais contemporâneos e as modalidades de ensino, com interação entre os agentes desse conhecimento: palestrantes, especialistas nas áreas, tutores, mediadores e professores, na busca da qualidade da educação.

O ensino de maneira geral vem passando por inúmeras dificuldades pedagógicas e conceituais, e em algumas situações observa-se divergências de concepções entre os profissionais docentes de uma mesma instituição. Nesse sentido, faz-se necessário uma reflexão relacionada do processo educacional quanto às atividades educacionais, seus significados e suas funções perante os desafios da sociedade atual.

Assim, nossa empresa visa promover formação continuada aos profissionais da educação no sentido de desenvolver um ensino eficaz de elevada qualidade para os alunos. Além disso, trabalhamos na perspectiva de atender as necessidades especiais de cada um, principalmente com relação àqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem acentuadas, enfatizando também o desenvolvimento pessoal e social dos mesmos.

 

 

logo_maestria