Educação sugere brincadeiras em família durante o recesso escola
O esperado período de férias, necessário também às crianças para que elas possam extravasar, recuperar energias e depois voltar com tudo para a escola, deve ser também momento de movimentar o corpo. “O mais importante nesse período é dar tempo para as brincadeiras e para por o corpo em movimento, pois o brincar livre, sem horário para terminar, é muito importante e altamente estimulante”, explica a professora Vanessa Marfut de Assis, uma das coordenadoras da área de Educação Física na Secretaria Municipal da Educação.
Ela sugere atividades como amarelinha, bolinha de gude, pipa, circo, pega-pega, pique-esconde, pique-bandeira, cabo de guerra, bolha de sabão, mestre mandou, cabra cega, elefantinho colorido, morto vivo, pular corda, boliche, betes, telefone sem fio, gato mia, dança da laranja, mímica, cambalhota, estrelinha, caça ao tesouro. “O importante é que as crianças não fiquem paradas”, diz a especialista.
A professora Fabíola Berwanger, que também coordena a área, reconhece que os interesses e as brincadeiras mudam, que as crianças estão inseridas num mundo digital extremamente atrativo. “Mas não podemos liberar o videogame, celular e a televisão o dia todo. Sabemos que mesmo uma brincadeira simples, entre as pessoas da família, primos, irmãos, pais, vizinhos podem ser muito estimulantes. Além do movimento, a socialização é algo que as brincadeiras podem proporcionar”, diz Fabíola.
Repertório
Ela afirma ainda que as crianças e os adolescentes podem sugerir brincadeiras das quais eles gostam. “Os nossos estudantes têm repertório. Nas aulas de Educação Física, eles têm a oportunidade de experimentar e apreender práticas que podem facilmente ser realizadas e adaptadas aos espaços de cada comunidade. Pode ser no quintal, na rua, na pracinha ou no parque”, completa.
E é aí que a Educação Física faz a diferença, como área do conhecimento que contribui para a identificação dos ambientes de vivência na comunidade, criando possibilidades para que crianças e jovens possam fruir, em outros tempos e espaços, das manifestações corporais realizadas nas aulas.
Na escola
O ensino de Educação Física é componente curricular obrigatório na Educação Básica. E para que esta atividade seja atraente às crianças e aos adolescentes os cerca de 870 professores de Educação Física têm formações permanentes ao longo do ano para ampliar seus conhecimentos e aprimorar as práticas nas escolas. Os cinco eixos do ensino da Educação Física são Ginástica, Dança, Jogo e Brincadeiras, Lutas e Esportes.
“A Educação Física permite aos estudantes apropriarem-se de conhecimentos sobre o próprio corpo e a cultura corporal. Muito conhecimento, experiências, ideias e atitudes são compartilhadas nas aulas”, afirma Vanessa. Segundo ela, é uma das formas mais espontâneas de desenvolvimento da criança, por meio das vivências e experiências lúdicas. “A Educação Física valoriza essas experiências, construindo possibilidades de perpetuar a cultura infantil e juvenil”, explica.
Fonte: Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba
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