Embaixadora da Mongólia conhece a merenda das escolas municipais
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, recebeu nesta quinta-feira (1/6) a embaixadora da Mongólia no Brasil, Sosormaa Chuluunbaatar. A representante diplomática do país asiático manifestou interesse em conhecer a merenda escolar ofertada na rede municipal de ensino e, a seu pedido, visitou duas unidades do órgão: a Escola Mirazinha Braga, no Bom Retiro, e o Centro de Educação Integral Júlio Moreira, em Santa Felicidade, onde foi recebida pelas equipes pedagógicas e pelas crianças.
Chuluunbaatar se reuniu com a equipe da Gerência de Alimentação e se mostrou especialmente interessada no uso de itens da agricultura familiar na composição da merenda. Ela informou que o governo mongol destina 3 dólares diários para a alimentação de cada estudante, de apenas uma refeição diária, e pretende reformular o sistema.
A experiência curitibana pode ajudar no processo mongol. Em Curitiba, dependendo da faixa etária e do tempo de permanência nas escolas, as crianças podem receber até cinco refeições diárias.
A embaixadora informou também que seu país, que mantém relações diplomáticas com o Brasil há 30 anos, também tem interesse no sistema cooperativista de produção. A economia mongol se baseia na agroindústria.
A Secretaria da Educação foi o último órgão da Prefeitura visitado pela embaixadora, que é pedagoga e cientista social. Antes disso ela passou pela Urbs, Fundação de Ação Social e Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Na FAS, ouviu explicações da presidente da entidade, Larissa Tissot, sobre a Política de Fomento à Economia Popular Solidária.
Fonte: Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba