FNDE conclui diagnóstico de maturidade em Gestão de Dados

Trabalho identificou a situação atual da autarquia em diversas funções de Gestão de Dados para orientar o planejamento e ações de melhorias
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) concluiu a elaboração de Diagnóstico de Maturidade em Gestão de Dados, com o objetivo de identificar lacunas e oportunidades de melhoria na forma de gestão e governança dos dados gerenciados pela autarquia.
A avaliação foi realizada utilizando padrões e práticas internacionais de gestão de dados recomendados pelo Data Management Body of Knowledge (DAMA-DMBoK). Foram analisados 204 itens de conformidade, distribuídos em 11 áreas de conhecimento, como governança, segurança, arquitetura e qualidade de dados, business intelligence, ciência de dados e big data.
O trabalho faz parte do primeiro ciclo do Programa de Governança de Dados do FNDE e contou com a participação de representantes de todas as diretorias. As informações coletadas estão sendo usadas para planejar melhorias na forma como os dados são gerenciados e utilizados pela autarquia.
Ana Paula Torres, coordenadora-geral de Estratégia, Desenvolvimento e Inovação do FNDE, explica que o trabalho é um marco importante para elevar a maturidade do órgão na governança de dados. “A realização do diagnóstico é fundamental, pois aponta os pontos fortes e fracos, as oportunidades de melhoria, onde precisamos concentrar esforços”. Segundo a coordenadora, “aperfeiçoar a forma como lidamos com nossos dados é essencial para que os programas do FNDE sejam gerenciados com base em evidências”, afirmou.
O diretor de Tecnologia e Inovação, Delson Pereira, também destacou a relevância do trabalho. “As evidências produzidas pelo diagnóstico reforçam a importância de continuarmos investindo na modernização da governança, dos processos e das tecnologias para uso inteligente de dados na autarquia.” Segundo Delson, “a participação de todas as diretorias no processo indica que essa é uma pauta relevante para as áreas, e que há um entendimento geral na casa de que precisamos continuar colaborando nessa reestruturação”, concluiu.
Para acessar o documento clique aqui
Com informações do FNDE