FNDE e Ufob instalam o Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar do Nordeste

Parceria tem como um dos objetivos formar e prestar assistência técnica a gestores e conselheiros de todos os municípios da região até 2027
O Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar do Nordeste foi instalado oficialmente nesta quarta-feira, dia 13, no campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), em Barreiras (BA). Fruto de parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Ufob, o centro colaborador tem o intuito de aperfeiçoar a gestão do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e do Caminho da Escola na Região Nordeste, proporcionando assim um transporte mais seguro e de qualidade aos estudantes das redes públicas de ensino.
Representando o FNDE na solenidade, a coordenadora-geral substituta da Política do Transporte Escolar, Lívia Moura, salientou a importância da parceria para a aprimorar a execução dos programas federais de transporte escolar. “Nosso desafio de prestar assistência técnica em todo o país não é possível sem essas parcerias”, destacou.
Segundo a coordenadora-geral substituta, a prioridade é a formação presencial de atores vinculados ao transporte dos estudantes em cada localidade. “A meta é formar gestores de transporte escolar e conselheiros de controle social de 25% dos municípios de cada região por ano e atingir todos os municípios em quatro anos”, completou.
De acordo com o prof. Poty Lucena, coordenador do Cecate Nordeste, a ideia é instituir polos territoriais de formação e assistência técnica distribuídos pelos estados da região, para cumprir a meta estabelecida no plano de trabalho do centro colaborador. “O nosso grande desafio é colocar o aluno na escola, é diminuir a evasão na educação”, ressaltou.
No mesmo sentido, a representante da Seccional Bahia da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA), Cristina Fernandes Alves Macedo, dirigente municipal de Bom Jesus da Lapa, elogiou a criação do centro colaborador e reafirmou o compromisso de assegurar o transporte dos estudantes da região. “As demandas do transporte escolar são um dos maiores desafios dentro de uma secretaria municipal de educação, e precisamos garantir o direito dos meninos e meninas dos nossos municípios. É o nosso papel.”
Presente na solenidade como representante do reitor da Ufob, Jacques Miranda, a professora Debora Porcino, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, parabenizou a equipe envolvida na estruturação do Cecate Nordeste e enalteceu a importância da criação do centro colaborador. “Que essa iniciativa seja frutífera e que possamos cumprir nossa missão de transformar as vidas das pessoas, que precisam também desse deslocamento geográfico para alcançar espaços de educação, de transformação social.”
Além da cerimônia de instalação do Cecate Nordeste, o evento promoveu reuniões técnicas entre integrantes do centro colaborador e do FNDE, para debater e detalhar as formas de atuação, e encontros com gestores municipais da região – compareceram representantes de mais de 20 municípios do Oeste da Bahia. Com programação que segue até esta quinta-feira, 14, haverá ainda discussões e apresentações sobre diagnóstico, monitoramento e implementação dos polos territoriais de formação.
Outros parceiros – O FNDE também firmou parceria, no final do ano passado, com outras duas universidades federais no âmbito dos programas de transporte escolar: a Universidade Federal de Goiás (UFG), que terá atuação voltada para municípios do Centro-Oeste; e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com foco nos entes federativos do Sudeste. A iniciativa de formar parcerias com Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) tem como objetivo apoiar os entes federativos na gestão do Caminho da Escola e do Pnate, com reforço nas atividades de pesquisa, assistência técnica e monitoramento.
Com informações do FNDE