MEC analisa resultados de avaliações formativas do CNCA

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Primeira etapa das intervenções pedagógicas foi concluída no final de abril. Ministério oferece apoio técnico voltado à compreensão dos dados e à preparação para as novas etapas, marcadas para junho e setembro
Os resultados do primeiro ciclo da Avaliação Contínua da Aprendizagem e as possíveis intervenções pedagógicas, a partir dos dados da avaliação, foram tema de webinário promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), nos dias 5 e 6 de maio. O exame integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Transmitido pelo canal do MEC no YouTube, o encontro também serviu como preparatório para os próximos ciclos, que ocorrerão em junho e setembro.
“Essa avaliação não é apenas um momento de verificar se a criança está ou não acompanhando as aprendizagens que desejamos, na verdade é mais que isso. Por ela, podemos descobrir e entender onde estão as principais lacunas que precisamos dar conta e planejar nossas ações pedagógicas e de gestão para superar essas lacunas”, afirmou o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, Alexsandro do Nascimento Santos. “Precisamos conectar essa avaliação com um processo de reflexão sobre a própria prática, para que possamos chegar mais perto dos estudantes que mais precisam e para enxergarmos no detalhe a realidade da aprendizagem de cada estudante, turma, escola e rede de ensino”, completou o diretor.
O coordenador-geral de Alfabetização do Ministério da Educação, João Paulo Mendes, apresentou os números desse primeiro ciclo, encerrado em 30 de abril. Ele destacou a participação de 88% dos alunos cadastrados. “É um número muito expressivo. Entretanto, quando comparamos os dados com o censo escolar, vemos que ainda há margem para continuarmos avançando e aumentando o acesso dos estudantes aos testes do CNCA”, afirmou João Paulo.
Os testes são aplicados para os estudantes inscritos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Nessa primeira fase do CNCA, considerando os estudantes cadastrados na plataforma, destacaram-se as participações das regiões Sudeste (92%), Centro-Oeste (89%) e Nordeste (87%). O segundo ciclo será realizado entre 4 e 30 de junho, enquanto a terceira etapa ocorrerá dos dias 3 a 29 de setembro. “Essa é uma grande oportunidade de refletirmos sobre os resultados, mas também para pensarmos nos aspectos relacionados à equidade e à aprendizagem dos estudantes, especialmente, daqueles que não estão com aprendizagens adequadas, para chegarmos mais preparados para os próximos ciclos de avaliações”, destacou o coordenador-geral.
O webinário reuniu articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), equipes técnicas de avaliação das redes, representantes das secretarias municipais e estaduais de educação, gestores escolares e professores dos anos iniciais do ensino fundamental. As avaliações são baseadas nos componentes de leitura, escrita, matemática e fluência em leitura.
Compromisso – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 3º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O programa busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, no 4º e no 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB