MEC debate Plano Nacional de Educação no Senado

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Audiência da Comissão de Educação discutiu balanço das ações do PNE. Debate aconteceu nesta quarta-feira, 24 de abril
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), participou, nesta quarta-feira, 24 de abril, de Sessão Temática do Senado Federal, para discutir ações do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, que encerra sua vigência em junho deste ano.
Dessa forma, a sessão foi convocada para avaliar o atual Plano e responder questionamentos capazes de garantir que o novo PNE (2024-2034) seja mais efetivo e melhor. Com isso, a Sessão Temática assumiu a missão de discutir quais as melhores diretrizes e perspectivas para nortear a educação brasileira.
O MEC foi representado pelo secretário da Sase, Maurício Holanda Maia, que ressaltou a importância da pluralidade de falas no debate e no papel da Conferência Nacional de Educação (Conae) na construção do novo PNE. “Para ouvir mais pessoas, a gente sentiu a necessidade de ter uma Conae maior, mais representativa e presencial. O Fórum Nacional de Educação (FNE) já nos entregou o documento final da Conferência que vai servir para subsidiar o novo PNE”, declarou.
Ele também anunciou que o Projeto de Lei (PL) para o PNE 2024-2034 já está pronto e que ele foi construído usando a metodologia de posicionamento estratégico operacional. “Nós fizemos 12 oficinas, com aproximadamente 100 pessoas, para levantar problemas e dificuldades na educação brasileira. Após afunilamento dos debates, definimos 20 macroproblemas, com cerca de quatro metas estabelecidas para cada um deles”, afirmou.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sase