319 ônibus do programa Caminho da Escola são entregues ao estado do Tocantins para beneficiar mais de 21 mil estudantes

Representando o ministro da Educação, presidente do FNDE esteve na cerimônia de entrega
Mais de 21 mil estudantes do estado do Tocantins contarão, a partir de agora, com ônibus novos para ir e voltar da escola. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, entregou nesta quinta-feira, 27 de agosto, 319 veículos para a Secretaria de Estado da Educação. O investimento chega a R$ 64,4 milhões, provenientes de recursos de emendas parlamentares.
Representando o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, destacou a importância do transporte escolar na vida dos estudantes. “O Caminho da Escola é um programa já consolidado e muito importante, que auxilia na redução da evasão escolar, garantindo o acesso e permanência dos alunos nas escolas, e que promove acessibilidade. Para se ter uma ideia, no censo escolar de 2019, foi registrado que 8,5 milhões de alunos utilizaram o transporte escolar, o que representa 22% do total de matrículas da rede pública da Educação Básica. […] Registro o meu agradecimento ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro Milton Ribeiro, que têm trabalhado com muito empenho para manter políticas como essa, que beneficiam tantos estudantes brasileiros”, afirmou o presidente do FNDE.
Entre o final de 2019 e início de 2020, o MEC e o FNDE disponibilizaram atas de registro de preços para aquisição de 6.200 novos ônibus escolares por parte dos estados e municípios. E, de janeiro a julho deste ano, foram entregues mais de 1.300 veículos em todo o Brasil. O programa dispõe de sete modelos de ônibus e, para Tocantins, foram entregues dois modelos: Um com capacidade para 29 estudantes sentados, no total de 270 veículos. E outro com capacidade para 59 estudantes sentados, totalizando 49 veículos.
O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, ressaltou a relevância de promover uma renovação na frota de veículos escolares em todo o estado. “Esses ônibus, com certeza, vão agregar, vão ajudar neste momento tão importante, porque sei da condição atual da frota”, destacou.
Acessibilidade
Todos os veículos do Caminho da Escola são equipados com Plataforma Elevatória Veicular, do tipo Dispositivo de Poltrona Móvel. Assim, estudantes portadores de necessidades especiais ou mobilidade reduzida podem ter acesso aos ônibus com segurança e autonomia.