Eixos Estruturantes

O sistema educacional brasileiro, nas últimas décadas, passou por um grande processo de mudanças, onde o planejamento se apresenta como um instrumento fundamental de gestão educacional. Nesse sentido, planejar significa que cabe às instituições ou redes de ensino organizar o desenvolvimento das políticas educacionais com um conjunto de ações de superação das dificuldades encontradas pela comunidade escolar e acadêmica, bem como fortalecer o processo de ensino e aprendizagem.

Hoje em dia, tanto para a Educação Básica como para a Educação Superior existem ações governamentais de monitoramento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Podemos citar a Prova Brasil, o ENEM na Educação Básica e o ENADE na Educação Superior como processos externos de avaliação que buscam verificar a qualidade do ensino ofertado nas instituições e redes de ensino.

Dessa perspectiva, o trabalho de assessoria e consultoria na Educação Básica e Educação Superior desenvolvido pela Maestria Consultoria Educacional refere-se à proposição de  ações, atividades e orientações didáticas e metodológicas para a melhoria dos indicadores de desempenho obtidos pelos alunos e pela instituição nas avaliações externas promovidas pelo MEC – Ministério da Educação.

Eixo I - Gestão Institucional e Educacional

  • Comunidade acadêmica e escolar;
  • Indicadores de gestão;
  • Documentos oficiais da instituição ou rede de ensino;
  • Instâncias Colegiadas;
  • Planejamento Institucional;
  • Avaliação Institucional;
  • Formação de gestores educacionais;
  • Avaliação de desempenho dos profissionais da educação;
  • Procedimentos de autorização e reconhecimento dos cursos (MEC);
  • Sistema Acadêmico Integrado (frequência, notas, planos de ensino, turmas, cursos).

Eixo 2 - Formação dos Profissionais da Educação

  • Fortalecimento da prática pedagógica com discussões teóricas, didáticas e metodológicas;
  • Aprofundamento dos conteúdos disciplinares e dos cursos com atualização necessária para atender as transformações da sociedade;
  • Atendimento à diversidade social e étnica com discussões sobre a legislação educacional específica e as demandas sociais contemporâneas;
  • Conhecimentos sobre as atribuições administrativas e de infraestrutura da instituição de ensino dos profissionais de apoio administrativo e serviços gerais;
  • Formação para as equipes pedagógicas e acadêmicas com o objetivo de discutir os indicadores de gestão e o processo de ensino e aprendizagem;
  • Formação de gestores educacionais para que utilizem os resultados das avaliações externas realizadas no planejamento das práticas pedagógicas das escolas.

Eixo 3 - Infraestrutura física e recursos pedagógicos

  • Instalações físicas e equipamentos necessários para o desenvolvimentos das atividades administrativas pedagógicas e acadêmicas; (Laboratórios de Ensino, Robótica Educacional, Mesas e Lousas Educacionais)
  • As tecnologias da Informação e Comunicação fundamentais para o trabalho administrativo e acadêmico; (Softwares Educativos, Sistemas Acadêmicos, Simulados e Conteúdos Digitais)
  • Recursos e equipamentos tecnológicos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas; (Acervos Bibliográficos, Jogos e Brinquedos Educativos, Espumados)