Metodologia

A efetividade dos serviços prestados pela nossa empresa é garantida através das estratégias de ação definidas para a execução da Assessoria e Consultoria Educacional por meio do desenvolvimento de etapas de trabalho, assim divididas:


Para elaborar uma proposta de Assessoria e Consultoria Educacional nossa empresa realiza um diagnóstico da rede com o intuito de  conhecer a estrutura e organização da educação, nos aspectos administrativos, pedagógicos e políticos. Neste sentido, são alguns levantamentos de dados, sob os seguintes aspectos:

 

  • Dados quantitativos da Educação
  • Dados da Organização Administrativa da Educação
  • Infraestrutura física e tecnológica para formação
  • Diretrizes Acadêmicas e Pedagógicas
  • Perfil socioeconômico
  • Indicadores avaliativos internos e externos
  • Pesquisas Qualitativas e Quantitativas


A partir do diagnóstico a empresa constrói um planejamento com os objetivos, as estratégias de ações, os indicadores, as atividades, o cronograma e forma de acompanhamento e a forma de avaliação.


Etapa que será realizada na íntegra respeitando o planejamento aprovado pela contratante, com a preocupação de atender as questões relativas ao período letivo, calendário escolar, carga horária e legislação educacional.


A empresa disponibiliza um sistema de acompanhamento e controle dos processos em andamento, com informações administrativas, pedagógicas e acadêmicas que são fornecidas por meio de pesquisa de satisfação, avaliação e indicadores de participação.

Um pouco mais sobre a Educação Superior

Para a Educação Superior a empresa também fornece assessoria e consultoria educacional por meio de atividades categorizadas em:

1) Dados Referentes ao Ensino Superior Brasileiro

  • Breve histórico
  • Números atuais do Ensino Superior
  • Evolução das Matrículas na Graduação Presencial: taxa de crescimento da demanda, o número de novos alunos por ano (ingressantes), estabilidade na demanda da educação superior, população na faixa etária de 15 a 17 anos e de 18 e 24 anos, vagas na graduação presencial privada no Brasil, número de vagas no ensino superior da região, diluição da demanda, relação ingressante/vaga.

2) Clássificação Econômica do Estudante do Ensino Superior

  • O faturamento do setor
  • Mensalidade Média dos Estados Brasileiros.
  • Critério Brasil para a Classificação Econômica do Estudante do Ensino Superior Privado
  • Cenário econômico e o crédito estudantil (FIES – PROUNI)
  • Tendências Educacionais (MEC – Demandas)

3) Diagnóstico Mercadológico e Institucional: 

  • Geomarketing, Estatísticas Setoriais, Pesquisas Qualitativas e Quantitativas
  • Posicionamento da instituição de ensino superior na região de abrangência.
  • Aspectos qualificadores e convenientes no processo de escolha dos alunos.
  • Nível de satisfação dos alunos.
  • Perfil socioeconômico e diferenças entre os públicos de diversas instituições.
  • Comissão Própria da Avaliação (indicadores internos)