Metodologia
A efetividade dos serviços prestados pela nossa empresa é garantida através das estratégias de ação definidas para a execução da Assessoria e Consultoria Educacional por meio do desenvolvimento de etapas de trabalho, assim divididas:
Para elaborar uma proposta de Assessoria e Consultoria Educacional nossa empresa realiza um diagnóstico da rede com o intuito de conhecer a estrutura e organização da educação, nos aspectos administrativos, pedagógicos e políticos. Neste sentido, são alguns levantamentos de dados, sob os seguintes aspectos:
- Dados quantitativos da Educação
- Dados da Organização Administrativa da Educação
- Infraestrutura física e tecnológica para formação
- Diretrizes Acadêmicas e Pedagógicas
- Perfil socioeconômico
- Indicadores avaliativos internos e externos
- Pesquisas Qualitativas e Quantitativas
A partir do diagnóstico a empresa constrói um planejamento com os objetivos, as estratégias de ações, os indicadores, as atividades, o cronograma e forma de acompanhamento e a forma de avaliação.
Etapa que será realizada na íntegra respeitando o planejamento aprovado pela contratante, com a preocupação de atender as questões relativas ao período letivo, calendário escolar, carga horária e legislação educacional.
A empresa disponibiliza um sistema de acompanhamento e controle dos processos em andamento, com informações administrativas, pedagógicas e acadêmicas que são fornecidas por meio de pesquisa de satisfação, avaliação e indicadores de participação.
Um pouco mais sobre a Educação Superior
Para a Educação Superior a empresa também fornece assessoria e consultoria educacional por meio de atividades categorizadas em:
1) Dados Referentes ao Ensino Superior Brasileiro
- Breve histórico
- Números atuais do Ensino Superior
- Evolução das Matrículas na Graduação Presencial: taxa de crescimento da demanda, o número de novos alunos por ano (ingressantes), estabilidade na demanda da educação superior, população na faixa etária de 15 a 17 anos e de 18 e 24 anos, vagas na graduação presencial privada no Brasil, número de vagas no ensino superior da região, diluição da demanda, relação ingressante/vaga.
2) Clássificação Econômica do Estudante do Ensino Superior
- O faturamento do setor
- Mensalidade Média dos Estados Brasileiros.
- Critério Brasil para a Classificação Econômica do Estudante do Ensino Superior Privado
- Cenário econômico e o crédito estudantil (FIES – PROUNI)
- Tendências Educacionais (MEC – Demandas)
3) Diagnóstico Mercadológico e Institucional:
- Geomarketing, Estatísticas Setoriais, Pesquisas Qualitativas e Quantitativas
- Posicionamento da instituição de ensino superior na região de abrangência.
- Aspectos qualificadores e convenientes no processo de escolha dos alunos.
- Nível de satisfação dos alunos.
- Perfil socioeconômico e diferenças entre os públicos de diversas instituições.
- Comissão Própria da Avaliação (indicadores internos)