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Diretrizes Curriculares Nacionais - Base Nacional Comum Curricular
- Documentos oficiais que regulamentam a Educação Básica e a Educação Superior com normas obrigatórias que orientam na elaboração e execução do planejamento curricular. Aspectos legais da Educação e normativas fundamentais para a organização das instituições de ensino.
Concepção de Educação, de Sociedade, de Sujeito e de aprendizagem
- Formação com ênfase na formação humana a partir do processo de criação do conhecimento considerando o contexto social, cultural, político, econômica e as experiências dos sujeitos.
Instâncias Colegiadas
- A importância da representatividade nas instituições de ensino e as respectivas atribuições e responsabilidades (Associação de Pais, Mestres e Funcionários, Conselho Escolar, Grêmios, Centro Acadêmicos, Colegiados de Cursos, Comissão de Avaliação, entre outros)
Gestão Educacional
- Ênfase no trabalho do gestor educacional com abordagens nos aspectos legais e financeiros, no planejamento e monitoramento, na gestão de pessoas, na liderança, na avaliação e indicadores educacionais (IDEB, SAEB, ENEM, ENADE, entre outros)
Tecnologias Educacionais
- Formação nos aspectos técnicos, instrumentais e metodológicos de utilização de ferramentas tecnológicas na gestão de sala de aula, para que os professores se sintam capacitados e seguros no desenvolvimento das atividades pedagógicas que buscam o desenvolvimento integral dos alunos nativos digitais.
Temas Sociais Contemporâneos
- Formação para a promoção da cidadania com discussões relacionadas a igualdade de gênero, inclusão social, a diversidade social, cultural e sexual, família contemporânea, entre outros.