Educação Midiática e Digital é tema de seminário do MEC e Secom

Evento aconteceu na tarde desta terça-feira e foi transmitido pelo YouTube do MEC. Ciclo de Seminários integra as ações do eixo “Currículo” da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas
O Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República promoveram nesta terça-feira, 7 de maio, o webinário “Educação Digital e Educação Midiática”, que integra o Ciclo de Seminários e Oficinas sobre Educação Digital. A realização do Ciclo, por sua vez, integra as ações do eixo “Currículo” da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. O evento é uma parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
A importância do eixo de “cultura digital” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as intersecções com educação midiática foram temáticas norteadoras das discussões ao longo da tarde. A abertura do evento contou a participação da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; do secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brandt; e do secretário municipal de Educação de Canarana (MT); além do representante da Undime, Eduardo Ferreira da Silva.
O evento foi dividido em dois painéis:
- “Intersecções entre educação digital e educação midiática”, mediado pela coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação do MEC, Ana dal Fabbro, com a participação de Thiago Tavares, presidente da SaferNet; Guilherme Alves, gerente do projeto Cidadania Digital na Educação Básica, da SaferNet; e Inês Vitorino, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC).
- “Educação Midiática nas escolas brasileiras”, mediado pela coordenadora-geral de Educação Midiática da Secom, Mariana Filizola, com a participação de Yuri Norberto, professor do Centro de Excelência Atheneu Sergipense (Aracaju/SE); Célio Alves, professor de Biologia e do Projetos Cinemação e Webrádio Rizoma – EEM Padre Rodolfo Ferreira da Cunha (Trairi/CE); Tereza Lana, educadora social do Projeto Power Pontes – Coletivo de Inclusão Sociodigital – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Sobradinho/DF).
Para Kátia Schweickardt, a temática do encontro é muito importante para o governo federal, uma vez que a Estratégia Nacional Escolas Conectadas busca potencializar o uso das tecnologias para fins pedagógicos. “Estamos envolvidos, junto a outros Ministérios, na missão de garantir e promover a equidade no uso de tecnologias digitais para todas as escolas do Brasil”, argumentou. Segundo ela, o objetivo é “formar cidadãos mais críticos e que usem as mídias digitais para a construção de um mundo melhor, mais atuantes e comprometidos com a melhoria da qualidade de vida do seu território”.
Ela aproveitou, ainda, para prestar solidariedade à população afetada pela tragédia no Rio Grande do Sul. “A gente está vivendo um momento muito crítico, e já passou da hora da gente estar atento e promover um debate mais propositivo em relação ao desafio das mudanças climáticas e ao papel que a educação tem na formação da cidadania para um mundo que esteja olhando para o compromisso ambiental, para a resiliência de cidades e estados e como a gente pode usar melhor as mídias digitais para fomentar uma consciência voltada para a sustentabilidade”, finalizou.
Na oportunidade, o secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brandt, lançou a coletânea de cursos autoinstrucionais sobre “Educação Midiática” organizada em parceria da Secretaria de Comunicação Social com o a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.
Cursos – Como parte da coletânea foram disponibilizados no AVAMEC três cursos para a formação de professores nas temáticas de educação midiática e cidadania digital. As inscrições estarão abertas até 7 de junho. São eles:
- Educação midiática para adolescentes e jovens – Cidadão Digital
- Fake Dói: verificação de conteúdo na internet com técnicas abertas
- Atividades complementares de educação midiática
Vídeo da transmissão
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB