Linhas do Conhecimento amplia o saber de 600 crianças
Conhecer um espaço da Prefeitura onde serviços são agregados para otimizar o tempo dos cidadãos foi a experiência que meninos e meninas da Escola Municipal Batel tiveram nesta terça-feira (16/5). Eles participaram de uma aula de campo para saber como funciona a Rua da Cidadania da Matriz, no Centro, mesma região onde fica a escola.
O evento foi promovido pelo programa Linhas do Conhecimento que, em pouco mais de 40 dias de lançamento, já atendeu aproximadamente 600 estudantes da rede com atividades que buscam ampliar e diversificar o repertório social, cultural e territorial, a partir do currículo da educação básica. Entre as outras rotas percorridas estão a Catedral de Curitiba, o Memorial, no Centro Histórico, e o prédio central da Prefeitura.
“A aula de campo e os conhecimentos sobre o entorno contribuem para as crianças conheçam cada vez mais a história dos espaços urbanos, valorizando o ato de cuidar e demonstrar amor pela cidade onde moram”, destacou a representante do programa no Núcleo Regional de Ensino da Matriz, Mere Helen Bezerra Rocha Alves.
O grupo formado por aproximadamente 35 estudantes pode, durante o trajeto, conhecer a Praça Rui Barbosa, o entorno e sua história, além de observar e registrar informações dos elementos encontrados durante a aula, identificando as modificações ocorridas na paisagem pela ação do trabalho das pessoas através do tempo e saber como se originou a Rua da Cidadania.
“Antigamente era apenas uma praça por onde circulavam muitas pessoas, com comércio ambulante e pouca infraestrutura, então foi criada a principal Rua de Cidadania de Curitiba, que trouxe histórias de sucesso e empreendedorismo”, contou a estudante Ana Karla Pereira, de 9 anos.
No local, os estudantes conheceram serviços ofertados à polução, como os da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Fundação de Ação Social (FAS), do Liceu de Ofícios (cursos), da Secretaria Municipal do Abastecimento, o Restaurante Popular, o Núcleo Regional de Ensino e o Armazém da Família.
Admiração
Além de ficar intrigado com o verde que circunda a Praça Rui Barbosa, Gabriel Fabrão Uchimura, de 9 anos, aprovou a iniciativa do Restaurante Popular. “Eu achei incrível a quantidade de árvores bem aqui no Centro, elas estão rodeadas de prédios, mas dão mais vida aqui”, contou. “Outra coisa que me deixou satisfeito foi saber que as pessoas podem se alimentar por um valor bem baixo no restaurante. Isso é importante porque ajudamos as pessoas a ter uma vida melhor na nossa cidade”, disse.
Ao final, da visita o grupo pode se divertir com atrações de jogos, brinquedos e pintura promovidos no espaço de recreação organizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).
As ações do Linhas do Conhecimento estão associadas aos chamados percursos educativos que podem estar, por exemplo, nas bibliotecas e Faróis do Saber, nos bairros, nos espaços culturais, nos parques e bosques e nos rios. As diversas possibilidades que a cidade oferece representam oportunidades de conhecimento e acesso aos diferentes espaços de Curitiba.
Fonte: Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba
Tags:educação educação básica linhas do conhecimento projeto linhas do conhecimento rua da cidadania
Previous