Unespar promove seminário do Pibid em novembro
O III Seminário e V Encontro Institucional do Pibid da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) acontecem entre 8 e 10 de novembro, no Campus de União da Vitória. Acadêmicos bolsistas, professores coordenadores e supervisores vão discutir e compartilhar experiências a partir da temática “Pibid e a profissionalização docente: avaliando impactos e redefinindo caminhos”.
A proposta, de acordo com a coordenadora institucional, professora Marcia Stentzler, é relevante porque este é um ano avaliativo do programa nacionalmente. Com isso, um dos objetivos é divulgar os impactos gerados pelo Pibid nas escolas parceiras onde os licenciandos atuam.
Durante os eventos, os participantes dos subprojetos existentes nos sete câmpus da Unespar vão refletir sobre a formação dos futuros docentes, a prática e a pesquisa em educação desenvolvidas pelos coordenadores de área e de subprojetos e, principalmente, sobre os impactos causados pela interação entre universidade e escolas de educação básica.
A programação contempla palestras, oficinas, apresentação de comunicações, materiais didáticos e painéis. Além dos bolsistas, o encontro também destina-se a pesquisadores que discutem a formação inicial e continuada, aos professores do ensino superior e da educação básica, assim como a estudantes de cursos de graduação e da pós-graduação.
A comissão organizadora informa que em breve serão divulgadas as normas e prazos para participação nos eventos.
CONCURSO – Uma das ações para divulgação do III Seminário e V Encontro do Pibid Unespar é o concurso que vai escolher a melhor arte para o cartaz. Nesta segunda-feira (15), encerrou a votação das propostas inscritas na página www.facebook.com/eventopibidunespar. Após a conferência da coordenação, a arte que obtiver o maior número de curtidas será a vencedora.
PIBID – A Unespar é uma das instituições de ensino superior com o maior número de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Paraná. Os sete câmpus da universidade possuem subprojetos voltados para a formação de professores, tanto em estágio inicial como em atividade.
Segundo o Ministério da Educação, uma das intenções do programa é unir secretarias estaduais e municipais da educação e universidades públicas a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional de 4,4.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Fonte: AEN-PR